
Ainda, sobre a relação da evangelização e rede, assim reflete o padre Antonio Spadaro, diretor da revista La Civiltá Cattolica e consultor do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, autor do livro Ciberteologia: pensar o Cristianismo nos tempos da rede (Paulinas); “Não se trata de simplesmente procurar na rede novos instrumentos para a evangelização, ou fazer uma reflexão sociológica a respeito da religiosidade na internet; trata-se de encontrar os pontos de contato e de interação produtiva entre a rede e o pensamento cristão. O desafio, portanto, não está em como “usar” bem a rede, mas como “viver” bem nos tempos da rede”.
A Arquidiocese de Campinas já contava com a centenária “A Tribuna”, que nasceu como “Jornal O Mensageiro”, em 1909, passou por transformações ao longo dos anos e, agora, em 2012, dá origem a dois novos veículos: o boletim A Tribuna, que tem como grande inovação encerrar o sistema de recebimento via assinatura, sendo entregue diretamente às paróquias, em grande tiragem, gratuitamente e, ainda, também disponível para download no portal da Arquidiocese de Campinas; e a revista Lumen, em sua edição inaugural, concebida como um veículo exclusivamente digital, para o povo de Deus da Arquidiocese de Campinas e também todo o Brasil.
A maneira como estes dois veículos irrompem em 2012 tem como claros objetivos ser gestos concretos do que nos propôs a Campanha da Fraternidade do ano passado, que teve como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Com foco em sustentabilidade, o impresso é publicado em maior tiragem, mas com número menor de páginas e menor periodicidade, enquanto para o meio digital fica reservada a revista Lumen, com maior número de páginas.
Ainda, são ações que buscam a sintonia com os planos de pastoral da arquidiocese, no que diz respeito à opção preferencial pelos pobres: fazer chegar um veículo popular, gratuitamente, àqueles que nunca haviam recebido um impresso da arquidiocese, é um grande passo que damos. Também no tocante à necessidade de comunicar, que o plano mais recente nos aponta, o boletim impresso busca fazer chegar o Evangelho e o trabalho pastoral desenvolvido a todos os cantos da igreja diocesana.
O surgimento de uma revista digital, produto ainda pouco desenvolvido pela Igreja no Brasil, além de estar atento à tendência dos usos tecnológicos com destaque aos smartphones e tablets (segundo a IDC Brasil, a previsão é de que até o fim de 2012 o número de tablets chegue à marca de 2,6 milhões de aparelhos e de que até 2013 sejam 5,4 milhões no país), também se dá em atenção ao Documento 101 de Aparecida, quando aponta a preocupação de que, na evangelização, na catequese e, em geral, na pastoral, persistam ainda linguagens pouco significativas para a cultura atual e, em particular, para os jovens, diante do fato de que as mudanças culturais dificultam a transmissão da Fé por parte da família e da sociedade. “Frente a isso, não se vê uma presença importante da Igreja na geração de cultura, de modo especial no mundo universitário e nos meios de comunicação” (2.2 Situação de nossa Igreja nesta hora histórica de desafios).
É do Santo Padre Bento XVI que vem a inspiração para a Revista Lumen. Assim nos diz, em sua mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”, em 2011: “Como qualquer outro fruto do engenho humano, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano”. Esta é nossa missão.
Acesse gratuitamente e divulgue a Revista Digital Lumen!
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